Tags

, , , , , ,

Crédito da imagem: aqui

Frango assando, girando na máquina. Cachorro babando, doido por uma mordida.

Quando se trata de programas gastronômicos na TV, me sinto assim, hipnotizada como esse cachorrinho (rsrsrs!!) Sou dessas que assiste TODOS os programas, dos ruins aos ótimos,  e fico louca de vontade não só para saborear, mas também ( e até mais) para colocar a mão na massa e me jogar em uma nova experiência de alquimia de sabores!

Essa coluna , que começa hoje, vai trazer todas as guloseimas que assisto na TV e repito na minha cozinha (seja uma reprodução fiel ou uma versão inspirada). Vamos então para a primeira delas:

BOLA DE CARNE

_CAP0083

_CAP0099

MUITO gostosa e suculenta, essa bola é feita por uma cozinheira de mão cheia lá de Fortaleza, há muitos anos. Assistindo o programa Mais Você (assista aqui) fiquei tentada a repetir a iguaria para acompanhar aquela cervejinha com o Amado. SUPER aprovada, recomendo!

Ingredientes:

  • 1 kg de carne moída
  • 100g de tomate
  • 50g de cebola
  • 50g de pimentão
  • 50g de cheiro verde (cebolinha e salsinha) * Na minha versão coloquei manjericão tb.
  • 3 colheres (sopa) vinagre
  • 1 colher (sopa) alho amassado
  • 3 colheres (sopa) shoyo
  • 1 colher (sobremesa) colorau
  • sal e pimenta do reino a gosto

Misture tudo e amasse bem. Faça bolas grandes e coloque em uma panela grande e espaçosa, com azeite aquecido (uma boa quantidade). Quando perceber que está no ponto do lado de baixo, vire para cozinhar do outro lado. SIMPLES ASSIM!!

A delícia por dentro: tenra e úmida!

A delícia por dentro: tenra e úmida!

Considero como diferenciais dessa bola de carne: a quantidade de legumes e cheiro verde, o tamanho das bolas e o modo de cozê-las (eu observei no vídeo como era o processo na panela e acredito ter conseguido ser bem fiel!)