Tags

, , , , , , , , , , , ,

Uma noite querendo comer bem, sem muito trabalho, um filé de tilápia na geladeira esperando para ser feito. Resultado: esse prato leve e pra lá de gostoso, revigorante, que ficou pronto em instantes. Pode fazer sem medo, usando o peixinho que preferir!

Agradecimento especial ao Gui e Bela que trouxeram a tilápia lá de Morada Nova de Minas, ou seja, um peixinho caipira DELICIOSO, bem natural!

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 4 filés de tilápia
  • tempero: processei alho, sal, manjericão, cebolinha, coentro, pimenta.
  • gengibre fresco ralado ( à gosto. Eu uso bastante, cobrindo toda a superfície do peixe) * saiba mais sobre ele no final do post

Purê de Baroa (ou cenorinha amarela como alguns dizem aqui em Minas)

  • 6 a 8 batatinhas baroa
  • caldo de legumes (caseiro ou 1/2 cubo)
  • sal e pimenta do reino

Fazendo essa moleza:

Purê

Coloque a batata baroa para cozinhar no caldo de legumes caseiro ou em 1/2 cubo de caldo pronto dissolvido em água. A quantidade é apenas o suficiente p/ cozer. Quando estiver cozida, amasse a batata baroa com o garfo ou outro utensílio próprio. Mas a praticidade está em não precisar nem tirar da panela. O caldo que resta ajudará a dar o ponto cremoso ao purê. Prove o tempero e acerte o sal e pimenta.

Peixe

  • Em uma frigideira anti-aderente pincele um pouco de azeite e coloque os filés para grelhar. Quando um lado estiver dourado, e você virar o filé, coloque os ninhos de gengibre ralado por cima. Quando o outro lado estiver dourado, retire o peixe e sirva com o purê e uma saladinha!

* Gengibre é bom demais: Quando disse dessa receita ser revigorante, falei diretamente do gengibre, que tendo o poder de aquecer nosso corpo, ativa a circulação, estimula a mente e a vitalidade. Isso é ótimo qdo nos sentimos esgotados ou sem ânimo, após um dia de trabalho intenso! De sabor picante e ao mesmo tempo refrescante, ele é uma plantinha de muitas curas! Desintoxica, é anti-inflamatório, antioxidante, bactericida. Ajuda em tratamentos de náuseas, gripe, dor de estômago, reumatismo, doenças nervosas. É excelente para desinflamar a garganta, para asma, bronquite e para combater o câncer. Por ajudar na digestão e estimular o metabolismo, pode auxiliar em dietas de emagrecimento.

Anúncios