Tags

, , , ,

Celebrar a vida, agradecer mais um ano, abraçar a família e amigos, cozinhar MUITO, sonhar, sorrir… tudo isso é AMOR! Que todos nós possamos pensar isso durante todo o Natal, que o mais importante da festa é AMAR !!

Gente, tem uma danadinha de uma Farofa que é muito amada entre meus conhecidos. A cada festa, os pedidos se repetem: Lu, faz AQUELA farofa! Na festa de casamento da minha irmã, o marido da minha prima me fez rir com a seguinte frase: ” É até ofensa falar que isso é farofa, dá outro nome! ” Rsrsrsrs. E como MUITA gente me pede esse receita na época do Natal, resolvi colocar aqui no blog para que todos possam experimentar essa delícia na ceia com a família.

Obs: O diferencial não está só nos ingredientes, mas principalmente na forma de fazer. Por isso, a quantidade dos ingredientes é importante, mas pode ser alterada a gosto, porém o mais importante é ficar atento(a) às dicas de cada etapa, isso garantirá a umidade e o sabor da farofa, ok! Vamos lá:

Ingredientes:

  • Bacon com muita carne e pouca gordura (eu uso da marca Troperia que se chama baconil ( +- 400g ou à gosto)
  • Cebola picada em cubos médios (+ – 2 pratos cheios)
  • 1 cabeça de alhos amassados
  • Cenoura ralada no ralo grosso ( + – 2 pratos cheios)
  • 1 a 2 latas de milho verde ( a gosto)
  • + – 100g de uvas passas sem caroço ( ou a seu gosto)
  • + – 300 g de azeitonas verdes fatiadas ( eu coloco 400g, acho essencial! )
  • 6 ovos cozidos (não são fritos, são cozidos!!)
  • salsinha e cebolinha picadas finamente, à gosto ( coloco + – 1 prato cheio)
  • Farinha de Milho em flocos, o quanto baste
  • Farinha de Mandioca branca, o quanto baste
  • Azeite e Margarina o qto for necessário para ir refogando os ingredientes e mantendo a umidade da farofa
  • Sal, orégano, sazon vermelho, pimenta,  à gosto.
Modo de Preparo:
Escolha uma panela grande e comece pelo bacon. Coloque um pouco de azeite na panela e deixe ele fritar lentamente em fogo médio, vá acompanhando o seu cozimento. Ele deve ficar dourado mas não pode ficar seco, precisa ter umidade (faremos isso com todos os ingredientes).
Quando o bacon estiver no ponto, coloque uma boa colherada de margarina, deixe derreter e adicione o alho. Qdo ele começar a dourar, coloque a cebola. Qdo a cebola estiver transparente (não deixe fritar demais, mas ela deve estar molinha), adicione mais margarina e azeite e em seguida coloque a cenoura. Neste momento, comece a temperar com orégano à gosto, 1 envelope de sazon, pimenta a gosto (não coloque o sal ainda).
A cenoura não precisa ficar muito tempo, só deve amolecer levemente. Acrescente o milho escorrido e as passas. Certifique-se da umidade, deve haver uma cremosidade envolvendo tudo, um caldinho grosso que vc consiga ver no fundo da panela. Se não estiver assim, coloque um pouco de azeite e um pouco de margarina para chegar no ponto.
Teste o sal e acerte se necessário, podendo colocar também mais um pouco de sazon se for seu gosto. Desligue a panela e acrescente as azeitonas, o cheiro verde, os ovos ralados no ralo grosso e vá colocando aos poucos as farinhas. Aqui também está o segredo, não coloque farinha demais. Coloque um punhadinho aos poucos, mexa e acompanhe o ponto certo. O ponto é úmido, os ingredientes ficam um pouco mais grudadinhos. A dica é: depois de alguns minutos a farinha puxa a umidade das coisas, portanto, se você colocar farinha até o ponto que geralmente as pessoas fazem farofa, ela ficará seca. Pare de colocar antes desse ponto e aí ela ficará do jeito certo.
Se quiser, decore com mais ovos cozidos ralados e fatias de abacaxi para acompanhar.
Anúncios