Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

Na crise, a criatividade é sempre instigada, certo?! Nessa de não conseguir cozinhar por causa dos enjôos, mas morrendo de saudades de publicar comidinhas gostosas, resolvi criar uma nova Seção em meu blog: Receitas Amigas! São receitas que conheço nos blogs que frequento, repito em minha casa e passam a fazer parte do meu livro de receitas preferidas! Como já tenho algumas com registro fotográfico e tudo mais, vou publicá-las nesse período em que as panelas estiverem descansando, rsrsrs!

Começo com “Linguado à Fiorentina” que aprendi no blog da Fabi Pinfildi, o Figos & Funghis. Este é um dos blogs que mais frequento porque é muito especial,  e um dos que mais me inspiram! Vou transcrever a receita, colocando alguma variação que por ventura eu tenha feito, e deixando também o link original da Fabi bem aqui.

Linguado à Fiorentina

Gente, esse peixe é realmente MUITO bom , leve e simples de fazer. É o filé grelhado, coberto de um creme de espinafre e queijo, bem aveludado. Como bem contextualizou a Fabi, fiorentina é um termo que caracteriza os pratos italianos acompanhados de espinafre. Faça aí no final de semana, SUCESSO total!

Ingredientes:

  • 4 filés grandes de linguado (eu já fiz com tilápia também e ficou ótimo)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 2 xícaras de espinafre cozido no vapor (somente as folhas, medido após cozido)
  • 1 cebola picada bem miúda
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão de boa qualidade (ralado na hora)
  • 2 colheres de sopa de queijo cremoso (requeijão, catupiry, creme de ricota, o que preferir).
  • sal e pimenta do reino moída na hora, à gosto
  • 1 pitada de noz moscada (eu coloco um pouco mais pq o marido adora)
  • 1 colher de chá de suco de limão (eu uso mais, ao meu gosto)
  • 1 fio de azeite

Fazendo:

Tempere o peixe com o limão, azeite, sal e pimenta do reino. Reserve. Em uma panela aqueça metade da manteiga até derreter, coloque a farinha e mexa bem para ficar homogêneo. Acrescente o leite aos poucos, mexendo bem (de preferência com um fuê) para não empelotar. Em fogo baixo cozinhe o creme por 10 minutos, sem parar de mexer e tempere com sal e pimenta. Cozinhe as folhas de espinafre no vapor, por 5 minutos e reserve. Refogue o espinafre com o restante da manteiga e a cebola picadinha, só uns minutinhos p/ secar a água das folhas. Misture o espinafre ao molho branco e cozinhe por mais 3 minutos em fogo baixo.

Comece a grelhar os filés de peixe. Desligue o molho de espinafre e acrescente o queijo parmesão e o queijo cremoso, a noz moscada ralada na hora , prove o sal e ajuste se necessário. Misture bem e regue os filé de peixes já grelhados.

Eu finalizei com mais queijo parmesão ralado por cima e alguns champignons (que adoro!) Aceitei a sugestão da Fabi e servi com batata sauté.

Batata sauté: cozinhe as batatas em pedaços médios e salteie em uma frigideira com manteiga, sal e salsinha fresca. Eu coloco uma pitadinha de açafrão também.

Bão Demais!! Faz e me conta aqui nos comentários!

Anúncios