Tags

, , , , , , , , , , ,

Hum… tomate recheado é uma comidinha simples e deliciosa, além de saudável. Dá uma graça maior àquele almoço de todo dia ou pode acompanhar um prato mais sofisticado, pois se encaixa bem em qualquer situação, não acham? Apesar de simples, sua apresentação é um charme! Nádia , essa é para você, hem!

Contando um pouquinho de história p/ vcs, essa receita que vou passar está em um livro ótimo, o Toque da Grécia – Cozinha do Sol. A culinária grega é uma das mais antigas do mundo e é preparada com muito apuro, pois os gregos apreciam a cultura de comer bem. Combina legumes frescos, especiarias aromáticas, carnes e peixes suculentos, tudo cultivado nas ilhas e nos mares da região. Aliás, a Grécia tem o privilégio de produzir ingredientes muito saborosos, valorizados na Europa; pois as frutas e verduras amadurecem sem umidade.

Já as especiarias… ah, estas são a coluna vertebral da culinária grega! Elas são generosamente usadas para realçar o sabor dos alimentos e estimular o apetite, ampliando o leque de cores, sabores e perfumes dos ingredientes.

Nessa receita, usamos hortelã e salsa, que dão aquele toque ao arroz, que pode rechear tomates, pimentões, e outros legumes : um prato típico da Grécia.

DOMATÉS YEMISTES – Tomates Recheados

  • 6 a 8 tomates médios, de mesmo tamanho, maduros e firmes
  • 250 g de arroz bem lavado e escorrido
  • 500 ml de caldo de legumes (preferência caseiro. Se usar o tabletinho ou pó, use pouco e complete o cozimento com água mesmo…)
  • 1 cebola média picadinha
  • 2 colheres (sopa) de salsa, picadinha
  • 1 colher (chá) de hortelã, picadinha
  • azeite extra-virgem, o qaunto baste
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Lave os tomates, corte as cabeças com o auxílio de uma faca afiada e reserve p/ usar como tampas. Retire o interior dos tomates c/ o auxílio de uma colher, pique bem e reserve p/ usar no recheio.

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, até dourar um pouco. Adicione o arroz, a salsa, a hortelã, a polpa do tomate picadinha e o caldo de legumes (o suficiente p/ cozinhar o arroz) e tempere com sal e pimenta a gosto. Tampe e cozinhe em fogo médio.

Coloque o arroz cozido dentro dos tomates e tampe com as próprias cabeças. Acomode os tomates em uma assadeira untada com azeite, regue com um pouco de azeite e leve ao forno médio preaquecido por cerca de  35 minutos ou até que perceba que os tomates estão cozidos, porém tenros. Sirva quente.

Nesse dia, servi os tomates com uma carne de porco feita com grão de bico, outro prato grego que ensino em outra oportunidade.

YÁSSU, bom apetite!

* referência bibliográfica p/ o texto: Toque da Grécia: Cozinha do Sol / Abdelali Fakhri.

Anúncios