Tags

, , , , , , , , ,

Promessa é dívida : vamos à receita da Pizza que testei semana passada e que está aprovadíssima, mais que isso, ganhou o título de “preferida” aqui em casa!

A massa é leve, muito saborosa e maleável, fácil de abrir na mão e/ou rolo e chega em uma espessura fininha. Quando pré-assei, a casa ficou com um cheirinho maravilhoso! Depois de assada, o fundinho fica crocante (usei a dica de um amigo super gourmet, o Leo Soares, que tira a grade do forno e coloca a forma da pizza bem próxima à chama. Mas a forma deve ser usada de cabeça p/ baixo, assim a borda dela serve de pezinho, evitando que fique diretamente no chão do forno).

Massa ( receita retirada do livro “Italianos à Mesa”, de Paulo Vizioli)
C/ essa quantidade, fiz uma pizza gigante e um calzone.
  • 250 g farinha de trigo
  • 1 colher (café) de sal
  • 1/2 colher (sopa) açúcar
  • 2 a 3 colheres (sopa) azeite extra-virgem
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 1/3  de sachê de femento biológico seco (3 a 4 g). * Na receita original está 5g, diminuí um pouquinho pq na embalagem do meu fermento diz que 10g está p/ 1kg de farinha. Fiquei no meio termo. ** Se usar fermento fresco, use 15g.

Misture o fermento com o açúcar e a água morna, dissolva bem até perceber borbulhas. Coloque a farinha de trigo em uma superfície p/ trabalhar a massa (a pedra da sua bancada) ou, na falta, em uma tigela mesmo. Faça uma cova no meio, adicione o sal. Coloque o azeite e a mistura de água, mexa até formar a bola de massa. Não precisa e não deve sovar muito, apenas amasse até ficar homogênea e deixe descansar por 30 minutos, coberta c/ um pano de prato. Depois de descansada é só abrir em uma superfície um pouco enfarinhada, na espessura que preferir (eu gosto fina, mas não finíssima).

Pré-assar – Coloque o disco de massa em uma forma levemente untada c/ azeite (como disse, uso a forma de cabeça pra baixo) e leve ao forno por minutinhos, o bastante p/ pré-cozer, mas ainda branquinha. Retire do forno e reserve p/ montar.

Montagem – Nessa pizza, fiz assim: Molho bolonhesa sem líquido (caprichosamente feito por meu marido Jahjah), muçarela e queijo do serro, orégano, palmitos.

Molho bolonhesa bem apurado!

 

Pronta p/ ir ao forno. Veja detalhe da forma.

 
Assando – coloque a forma bem próxima do fogo, isso irá garantir uma crocância no fundinho da massa e vigie o ponto, é rapidinho, mas depende do seu forno. Qdo o fundo da massa estiver levemente dourado e crocante, e os queijos derretidos, estará pronta.
 
Agora é comer, né!! Buon appetito!
Anúncios