Tags

, , , , ,

Domingo passado, para terminar o dia de uma forma bem gostosa e aconchegante, resolvi fazer uma pizza com massa caseira, receita italiana. Tendo ficado deliciosa, e meu marido feito o registro fotográfico, irei aqui postar a receita (em breve!).

Mas antes, quero MUITO compartilhar uma música de Adoniran Barbosa, que é linda e divertida! Sempre que penso em pizza, me lembro dela. Ele conta, daquele jeito que só ele sabia, um certo caso ocorrido em um samba no Bixiga, bairro de São Paulo. Como sabemos, o Bexiga (ou Bixiga, como mandou a fala popular), é um dos bairros mais emblemáticos de Sampa, iniciado com a intensa imigração de italianos. Na época, eles não se interessaram pela colheita de café no interior e compraram a preços bem baixos alguns terrenos, onde até então só era mata.

O Bixiga foi crescendo lentamente e os idiomas português e italiano, ora se alternavam no domínio, ora se misturavam, como bem brincava o mestre Adoniran.

Em 1948 o Bexiga enfim encontrou sua vocação artística e boêmia, abrindo diversas casas de espetáculos, sendo uma delas, o Teatro Bandeirantes, onde Elis ficou em cartaz por mais de 1 ano com “Falso Brilhante”.

Pois bem, misturemos os ingredientes: pizza, Itália, Brasil, Bexiga, música, diversão, cultura, Adoniran, Elis – e o resultado é mais um alimento p/ a alma e para o corpo!

* Referência bibliográfica: http://www.sampa.art.br/bairros/bixiga/

Anúncios